quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Férias no paraíso


Um bem sucedido executivo resolveu tirar suas férias em um paraíso ecológico: uma linda ilha onde mar e terra se encontravam em perfeita harmonia.

A população local era formada basicamente por pescadores que faziam do mar o seu sustento, e por guias turísticos especializados nos atrativos naturais daquele local encantador.

Após alguns dias observando os pescadores, reparou que um senhor de meia idade, sempre voltava do mar, no meio da manhã com a embarcação cheia de peixes. Os outros pescadores voltavam à tarde, e com menos peixes que aquele senhor que no início da tarde, já estava em sua rede, descansando e tomando água de coco
Intrigado com aquilo, seu espírito empreendedor o fez se aproximar do pescador, e o indagou como ele conseguia tantos peixes.
- Aprendi com o meu pai - disse o sábio pescador - Ele me ensinou como saber onde estão os peixes e como atraí-los para minha rede.
- E isso só funciona pela manhã? - perguntou o executivo
- Não. Isso funciona dia e noite. Se eu voltar ao mar agora, retorno em uma hora com o barco cheio de peixes.
- Então o senhor está perdendo tempo - disse o executivo - Se eu fosse o senhor, voltaria para o mar e pegaria tantos peixes quanto eu conseguisse. Eu patentearia este sistema de pesca, colocaria outras embarcações no mar comandadas por capitães de confiança. O senhor se tornaria o rei da pesca, e ganharia muito dinheiro.

- Interessante! E o que eu faria com tanto dinheiro? Talvez eu me tornasse escravo do trabalho... Sem tempo para descansar...

- Ora, com tanto dinheiro você poderia, uma vez a cada ano, tirar férias em uma ilha paradisíaca, pescar pela manhã, ir para a rede e tomar água de coco à tarde...

Então o executivo ficou mudo. Ele que iria ensinar uma grande lição, acabara de aprender uma maior ainda no sorriso daquele humilde pescador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário