segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

TRABALHO


Vamos fazer uma reflexão!

Bem para começar preciso combinar com você como iremos aproveitar o máximo desta leitura. Fazendo analogia a nossa alimentação: precisamos digerir para que possamos assimilar. Se não há digestão, então o que ingerimos será eliminado. Então na nossa leitura temos que ter a reflexão, se não refletimos sobre os assuntos que lemos então ele é eliminado. E não é isso que queremos.

Então vamos fazer isso:

Porque você precisa trabalhar?

A resposta é um elo entre o passado e o futuro. Do que você passou nessa vida, quais foram seus sonhos e suas experiências.
Quando você era uma criança você tinha um sonho concreto? O que quero dizer com isso: sonhos que realmente tenham a ver com você, não do tipo astronauta, ator/atriz, jogador de futebol, modelo... que muitos pensam pelo menos uma vez na vida.
Você estudou para fazer o que faz? Aonde você quer chegar, levando em consideração que você está em uma jornada pela vida? Quais são suas metas?

Como exemplo eu trabalho para a minha realização profissional, pelo contato com as pessoas, por ter uma meta clara na vida, por saber aonde quero chegar, pelo prazer que me proporciona e não vou mentir pelo capital que recebo em troca desse trabalho.

Será que se não tivéssemos que nos preocupar com dinheiro e nem com tempo estaríamos fazendo algo diferente?
Essa é uma frase clássica do auto-desenvolvimento e não encontro um que diga que iria continuar fazendo o que faz todos os dias. È uma frase muito importante para nos abrir para uma nova consciência de que podemos melhorar para fazer algo bem parecido com o que faríamos se ocorresse como a frase supracitada.

Quais são as suas expectativas quanto ao trabalho?
Preciso lhe confessar, não importa quais sejam elas, mas dificilmente elas vão ser totalmente supridas. Sua vida e a experiência que você tem hoje lhe deu uma visão, que emite expectativas em relação a si mesmo e aos acontecimentos que ocorrem no dia-a-dia. Você vê muito isso, quando era esperado algo por você e isso não acontece. Alguém lhe tratar da forma que você quer, problemas facilmente resolvíveis, vida sem preocupações... Mas isso não ocorre, não é?
Vemos entender, você teve um passado que gerou suas expectativas em relação a algo, mas como um indivíduo é diferente do outro; o outro não tem as mesmas expectativas que você e acaba não respondendo conforme você esperava. Ai você cai na real que pode estar em um mundo de ilusões. Mas as ilusões só ocorrem se você quiser, se você quiser que tudo seja do seu modo. E isso é uma prepotência enorme, imagine tudo acontecer como você quer, e o resto?

Como dica digira o que foi dito. Não é para acabar com nossas expectativas, mas sim entender que elas são apenas nossas e amenize o não alcance delas pelos outros. Diria para ter mais empatia, entendendo o sentimento do outro podemos parar de pensar só por um ponto de vista, o nosso. E passamos a ser mais flexíveis e coletivos.

Quero que entenda que com a diferença de idade/geração o não atendimento as expectativas só aumenta. Pois passa por uma mudança cultural. O que o meu pai queria não é mais o que eu quero, o mundo não é mais o mesmo. Assim como o que meu avô queria ele não quis, e eu então muito menos. Sempre temos notícias de que nunca o avanço foi tão grande como agora, e com isso muitos conceitos que antigamente as pessoas carregavam consigo, não são mais carregáveis.
 Para rir um pouco:
Trabalho
O que é o trabalho para você, meu amigo?
Uma forma de pagar suas contas, um modo de se divertir, a fuga da sua vida pessoal, algo para passar o tempo, um modo de realizar os seus sonhos...

Um pergunta muito importante tem que ser feita:
 O que você faria se dinheiro não fosse problema?
Continuaria no seu trabalho?
E se soubesse que não existe fracasso?

O trabalho é uma dádiva e deve ser algo que você gosta. Talvez você não goste do seu trabalho, mas isso não significa que não gosta de trabalhar. Se o seu trabalho fosse um prazer enorme para você, se você estivesse realizando um sonho e também ajudando as pessoas. Não seria maravilhoso?

Como disse Waltinho (Walt Disney), se você pode sonhar então pode realizar. Por que não ousamos e saímos em busca para tornar de abstrato para concreto, de interior para o exterior?

Nenhum comentário:

Postar um comentário